A música, A Paixão, é um verdadeira joia que reflete a profundidade e emoção da experiência humana. Esta música é um testemunho da habilidade única que Rui Veloso possuí de combinar letras poéticas com encantadas melodias.

A letra é repleta de metáforas e imagens poéticas, criando assim um ambiente rico em sentimentos, onde Rui Veloso tem a capacidade de transportar os ouvintes, para o centro de uma história de amor.

No primeiro verso da música conseguimos perceber o amor sentido pela pessoa a quem dedica a música, tendo já criado planos de um futuro longínquo com ela.

“Tu eras aquela
Que eu mais queria
Pra me dar algum conforto e companhia
Era só contigo que eu, sonhava andar
Pra todo o lado e até quem sabe
Talvez casar”

Ao longo da música conseguimos perceber todos os esforços que o cantor fez pela sua amada, empenhando assim um bem material tão importante dele que era o anel de rubi.

“Mesmo sabendo que não gostavas
Empenhei o meu anel de rubi”

Por fim, com esta música conseguimos tirar uma grande lição para a nossa vida. Não conseguimos amar alguém que seja tão diferente de nós e que não faça um esforço, para se  encaixar no nosso mundo. Tem de haver vontade de ambos para assim resultar numa entrega mútua.

“Contigo aprendi uma grande lição
Não se ama alguém que não ouve a mesma canção”