Aqueles dias em que é preciso um conforto, Fix You é crucial na playlist.

A quarta faixa do álbum X&Y, da banda britânica Coldplay, lançada em 2005, surge como um raio de sol num dia nublado.

Composta por todos os membros da banda, tem início com o som do órgão, que mais tarde é acompanhado pela guitarra acústica e pelo piano. Na última parte da melodia, a guitarra elétrica e a bateria dominam, voltando para o solo do órgão a encerrar. Este aumento gradativo da intensidade pode representar a esperança e “ao fundo do túnel”. 

O refrão consolida a mensagem da letra com uma metáfora, onde a luz representa as pessoas ao redor que estão dispostas a trazer bons momentos.

Lights will guide you home
And ignite your bones

And I will try to fix you

Os primeiros versos expressam situações desesperantes e que causam angústia. O cansaço vence e o sucesso que deseja não parece chegar. Todos os dias parecem os mesmos, como se estivesse preso num ciclo de emoções negativas.

When you try your best, but you don’t succeed
When you get what you want, but not what you need
When you feel so tired, but you can’t sleep
Stuck in reverse

Gradativamente, com a introdução de novos instrumentos musicais, um tom de empatia é adicionado. Os sentimentos são “abraçados” pelo outro, que procura entender e respeitar.

And high up above or down below
When you’re too in love to let it go

But if you never try, you’ll never know
Just what you’re worth

A música “Fix You” teve uma ótima receção por parte dos críticos, que a consideram “Uma das melhores… uma canção descaradamente sentimental onde Martin entrega palavras de incentivo com um falsetto delicado”, tal como refere a crítica Kelefa Sanneh, para a Rolling Stone.

E não foram só os críticos que a receberam de “braços abertos”. Artistas como o grupo BTS e o cantor Sam Smith fizeram covers da música, como homenagem ao trabalho da banda.