A terceira edição do Eco-Skills – programa de desenvolvimento de competência para a sustentabilidade, terá início no dia 20 de março de 2024, no auditório da AAUTAD entre as 16:30h e as 18:30h.

Este programa tem como foco o Eco-Campus da UTAD, que visa cumprir os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 e no plano estratégico. A iniciativa pretende contribuir para o desenvolvimento dos estudantes com o conhecimento do desenvolvimento sustentável, pegada ecológica e a ideia de que contribuir e apoiar a sustentabilidade é caminhar para um mundo melhor.

O projeto é composto por sete secções teórico práticas, que vão abordar a gestão da energia, alimentação, educação para o consumo, separação de resíduos, comunicação na sustentabilidade, ecogovernaça e saúde e bem-estar.

Ao fim de cada programa será dado um certificado, em formato digital, para complementar ao diploma. Este evento é destinado aos utadinos, mas não só, os alunos de outras universidades podem participar nesta iniciativa de forma virtual ou presencial.

A inscrição pode ser feita através deste link, tem um custo de 10€, o pagamento pode ser feito por transferência bancaria ou então em cheque. Já para comprovar o pagamento pode ser feito no polo do núcleo de formação contínua e executiva, por e-mail, ou então por correio para o polo indicado. Para mais informações basta aceder a este link.

O programa do Eco-skills III é o seguinte:

20 de março de 2024

• Apresentação – Isilda Rodrigues (Provedora do Estudante, UTAD)
  • Governança multinível e envolvimento cidadão – Carlos Ribeiro (Laboratório da Paisagem)

03 de abril de 2024

• aplicações práticas para a melhoria da eficiência energética e da qualidade do ar interior – Amadeu Borges (Departamento de Engenharias, UTAD)

17 de abril de 2024

• O Teu poder ambiental enquanto cidadão e consumidor – Paula Silva (Quercus, apresentadora do Porto Canal)

24 de abril de 2024

• Desmistificar conceitos floresta (em contextos rural e urbanos), na aquisição de Eco-Skills – Domingos Lopes (Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista, UTAD)

8 de maio de 2024

• Comunicar o Futuro – Paula Silva (Quercus, apresentadora do Porto Canal)

5 de junho de 2024

Este programa foi elaborado pela professora Isilda Teixeira Rodrigues que contou com o apoio da Associação académica da UTAD, João Brito (estudante), GEFIP (apoio técnico e logístico) e as escolas da UTAD.