De 19 a 23 de setembro o ambiente será de descontração, afetividade e inclusão

Os novos estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão ser recebidos “num ambiente de descontraçãoafetividade e inclusão, para que a sua primeira semana na UTAD constitua um marco positivo e inesquecível no percurso académico que vão agora iniciar”, informa em comunicado a academia transmontana.

O mote para a semana de Integração, que decorre entre os dias 19 e 23 de setembro, é a Sustentabilidade. Para tal, o contributo de todos é fator determinante para o futuro do nosso planeta e “importa assim sensibilizar os nossos Caloiros para este desígnio”.

Semana da Sustentabilidade integra então, este ano, o programa da Semana de Integração. Irá decorrer maioritariamente no período da manhã, e a participação dos “nossos Caloiros nestas ações deverá ser articulada com as Direções de Curso e os docentes”.

O primeiro dia, 19 de setembro, será de Boas-Vindas à Tua Escola. No Auditório da Associação Académica decorrerá uma palestra sobre a temática “Resíduos” e durante a tarde os novos estudantes serão recebidos nas respetivas Escolas pelos Presidentes, Diretores de Departamento e Diretores de curso. Às 17h00 irá realizar-se uma recolha de Resíduos / Limpar o campus. Uma atividade desenvolvida com o apoio da Resinorte.

A Associação Académica da UTAD (AAUTAD) desafia-se para “te dares aos outros”. Passa pela Sala de Estudo entre as 09h00 e as 18h00 e contribui com a tua Dádiva de Sangue ao Instituto Português do Sangue.

O programa do segundo dia desenvolve-se à volta da Energia. A parte da manhã está reservada a uma palestra sobre esta temática. Já a tarde será passada em modo Jogos Sem Fronteiras. Uma atividade que terá como cenário o Parque Corgo.

O Reitor da UTAD, Emídio Gomes, apresenta-se aos novos estudantes na tarde do dia 21 de setembro. Um momento agendado para a Aula Magna e que será pautado de algumas surpresas. Ao final da tarde haverá um sunset no Sudent Center que servirá para a apresentação do concurso “Garrafa UTAD” e divulgação do mapa de bebedouros a instalar no campus.

Aprende com a AAUTAD no dia 22 de setembro. Mobilidade é a temática da palestra da parte da manhã. Às 16h00 decorrerá uma sessão de esclarecimento sobre a utilização das plataformas em uso na UTAD e às 17h00 serão entregues Bicicletas no âmbito do projeto UBike-UTAD para o ano letivo 2022/2023.

O último dia apresenta-se com o mote Enriquece-te! Alterações Climáticas estarão na ordem do dia. De manhã com uma palestra. À tarde com diversas atividades sobre Sustentabilidade.

A Semana de Integração é também sinónimo de Barraquinhas. O CIFOP é o recinto que recebe a diversão, a partilha e o convívio entre todos os estudantes, nas noites de 19 a 21 de setembro.