O que é politicamente correto, segundo a sociedade? 

Nos dias de hoje, somos cada vez mais pressionados a seguir um certo padrão ou ideias que vão de acordo com a sociedade. Por vezes, quem não seguir essas ideias ou é excluído ou nem sequer lhe é dada uma oportunidade. Quase que somos obrigados a seguir aquele ponto de vista, senão somos mal vistos pelo resto da sociedade.

Cada cidadão tem o direito de ter as suas ideias e convicções, somos todos diferentes uns dos outros e ainda bem, senão todos nós só tínhamos um ponto de vista.

Somos todos diferentes uns dos outros, mas ao mesmo tempo somos todos iguais. Todos nós pertencemos a uma sociedade que de uma certa forma nos influencia. Quantas vezes nós já fomos influenciados por alguém? Quantas vezes alguém já nos disse “não digas isso”?

O ser humano é extremamente comunicativo e opinativo, tem a sua opinião sobre o que seja. Todos nós temos o direito de nos expressar, pelo menos em Portugal. Infelizmente, existem países que não possibilitam que isso aconteça. Contudo, mesmo assim, se dissermos algo que não vá de acordo com o que a maioria da sociedade pensa e afirma, já somos mal vistos ou até somos discriminados. Simplesmente por não pensarmos da mesma maneira.

Porque é que temos que discriminar alguém só porque não pensa da mesma maneira que a maioria ou porque não segue o padrão que a sociedade criou?

A nossa sociedade tem vindo, ao longo dos anos, a evoluir e ainda bem! No entanto, ainda existe muita discriminação, racismo, censura, entre outros. Um exemplo disso são as pessoas LGBTQIAP+ que são muito discriminadas pela sociedade, só porque não seguem o padrão que a sociedade impôs, porque são diferentes dos demais.

Cada um faz as escolhas que bem entender, desde que não prejudique a vida dos demais. O que é que importa se aquela pessoa é homossexual? A sua orientação sexual não define a pessoa nem o seu trabalho. Existem pessoas que não são aceites numa empresa ou organização, por exemplo, porque pertencem à comunidade LGBTQIAP+.

A sociedade, em geral, ainda tem muito para evoluir e aprender que cada indivíduo que pertence à sociedade é diferente dos demais e que possui opiniões distintas. Quando a sociedade conseguir compreender isso, tudo irá ser mais fácil e a vida de todos nós irá ser muito mais feliz.

Mas, para isso acontecer é preciso ainda mudar muita coisa. A sociedade não vai mudar totalmente os seus comportamentos, porém pode tentar aceitar as pessoas como elas são. Não vai ser fácil, mas com esforço e vontade não é impossível de acontecer. Nada é impossível até acontecer.