Mistaker Maker cria um guia gratuito com 40 atividades artísticas para combater o isolamento da população com foco nos idosos

“Esta Sebenta da Quarentena não é um bloco de rascunhos (mas poderá vir a ser!).
Esta Sebenta da Quarentena não é um livro de instruções (apesar de lhe deixarmos algumas).
Esta Sebenta da Quarentena não é uma enciclopédia, na qual encontramos todas as respostas fechadas (sendo que para isto que estamos a passar, ainda ninguém as tem!).
Esta Sebenta da Quarentena também não é um caderno de exercícios (se bem que alguns o farão exercitar bastante o corpo e a mente!).
Esta Sebenta da Quarentena não é uma mera sebenta com ideias de como aproveitar muito bem o seu tempo, durante os próximos dias na sua casa.
Esta Sebenta da Quarentena é sim, a forma mais simples e sentida que nós (40 autores e mais alguns) arranjámos, de lhe dizermos que nos preocupamos consigo (sim consigo!).
Esta Sebenta da Quarentena foi o modo que arranjámos, de ao longe, espalhados um pouco por todo o País, lhe dizermos que estamos por perto, bem perto de si!
Este é o “Manifesto” da Sebenta da Quarentena criada pela plataforma Mistaker Maker.

Combater a solidão e o isolamento partilhado por quase toda a população, neste momento, e que os responsáveis pela plataforma artística querem ajudar a minimizar utilizando a ferramenta com que trabalham diariamente: A ARTE.
Os idosos, apesar de representarem o principal grupo de risco Covid-19, especialmente, no que diz respeito ao risco de morte, também estão a ser assolados por um isolamento psicológico e social ainda maior do que normalmente já acontece, infelizmente.
Para Lara Seixo Rodrigues, fundadora da Mistaker Maker, este é um tema especialmente próximo.
Tal como na altura em que lançou o workshop de street art para idosos – Lata 65 – também agora, juntamente com um grupo de 40 artistas, decidiu atuar, contribuindo, de forma voluntária, para a inclusão e acompanhamento dos mais idosos neste momento tão difícil.
O desafio lançado pela Mistaker Maker aos vários autores foi simples: criar “algo” capaz de despertar empatia num idoso, de arrancar um sorriso, de o levantar do sofá, de firmar um pensamento positivo ou de lhe alimentar a alma nos dias estranhos que estão a viver, cimentando a certeza de que há alguém, perto ou longe, a cuidar de si.
40 autores de várias áreas e backgrounds artísticos: ilustradores, artistas plásticos, calígrafos, escritores, artistas urbanos, arquitetos aceitaram o desafio e criaram a SEBENTA DA QUARENTENA | 40 ideias para aproveitar o tempo.
Desta iniciativa participam autores como ±MaisMenos±, Aheneah, AkaCorleone, André Letria, José Lourenço, Mariana a miserável, Nevesman (autor da capa), Pantónio, entre muitos outros – lista completa no fim do documento.
Esta Sebenta da Quarentena, apresenta-se assim como um compêndio de ilustrações para pintar, com histórias, mensagens, ‘inícios de conversa’, quebra-cabeças, palavras ilustradas, ‘novas formas de comunicação’ entre idosos e o mundo, entre avós e netos. Mensagens que nas suas mais variadas formas podem iniciar um contacto, conversação, uma aproximação, mas também ser enviadas / trocadas pelas compras ou entregas que são feitas em nas casas destes idosos por voluntários, etc.
No fundo, a Sebenta reúne conteúdos capazes de ocupar o tempo e alimentar a alma dos que enfrentam uma enorme solidão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pretende-se que esta Sebenta seja impressa e distribuída gratuitamente pelos idosos que têm apoio das Juntas de Freguesia a nível nacional através de voluntários, mas a Sebenta também está disponível online num website especialmente criado para o efeito no qual é possível descarregar este conteúdo para que as pessoas (incluindo os mais idosos) que têm acesso às novas tecnologias possam também participar deste movimento de inclusão associada às artes.
Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos, construída integralmente através de doações da própria Mistaker Maker, dos autores e das empresas que se associaram a este projeto sendo que os organizadores da Sebenta da Quarentena esperam ver o número de instituições associadas e território coberto pela ação crescer durante as próximas semanas.
A equipa Mistaker Maker incentiva também que as pessoas partilhem nas redes sociais, caso tenham acesso a essas ferramentas, os conteúdos que forem criando utilizando a hashtag #sebentadaquarentena. Se isso não for uma possibilidade, podem sempre enviar os conteúdos à equipa Mistaker Maker através do website Sebenta ou redes sociais para que os organizadores desta iniciativa possam partilhar os resultados desta iniciativa publicamente, incentivando, também desta forma, a inclusão.