A sala de exposições da UTAD voltou a abrir as suas portas, no passado dia 7 de março, para divulgar as novas obras da artista Carmo Paulino.

A artista plástica nasceu em Aveiro, mas foi na sub-região do Douro e no poema intitulado “Aqui Douro”, de António Cabral, que encontrou a inspiração para a produção e nome da sua nova coleção.

 

” Aqui Douro. O paraíso do vinho e do suor.

(…)Paraíso da aguarela forte das vinhas

que entram em ondas verdes pelos olhos.

(…) Paraíso! Paraíso!

Oh cântico de pedra à esperança! “

Aqui Douro- António Cabral

 

As suas pinturas resultam de uma composição de elementos pensados e que fascinam a artista. A paleta de cores cinge-se às cores vermelho, amarelo, azul e verde. Cores estas que, Carmo Paulino, explica serem as que lhe lembram o outono duriense, a sua estação preferida. Conjuga ainda as paisagens durienses e os azulejos, que são uma outra paixão sua, e que evocam os seus tempos como professora e a sua cidade natal.

Duas das suas obras,pintadas com vinho, foram feitas especialmente para esta exposição e com o intuito de serem oferecidas à academia (obras nº 16 e 17).

A artista pretende conseguir, através das suas pinturas, sensibilizar os jovens e até mesmo motivar a libertarem os artistas dentro de si.

A exposição conta com 17 pinturas, que vão estar disponíveis para visita ao longo do mês.

 

Paraíso– Acrílico s/tela 100x80cm- 2012

Contemplação– Acrílico s/tela 100x80cm- 2018

Cultura que Une-Acrílico s/tela 100x100cm- 2017

Generoso-Acrílico s/tela 100x100cm- 2015