Nos passados dias 22,23 e 24 de maio, realizou-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no auditório da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, as VIII Jornadas de Ciências da Comunicação, desenvolvida pela Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação (NECC).

Com o mote “A Rota da Comunicação”, o avião das Jornadas de C.C. descolou com os discursos do professor José Cravinho, em representação da reitoria, do Pedro Gonçalves, da Associação Académica da UTAD e da Carolina Fernandes, em nome do NECC. No primeiro dia das Jornadas, a manhã começou com a palestra do Tiago David, jornalista e criador de conteúdos. De seguida Rafaela Ramos, fotógrafa, falou sobre o seu percurso e sobre a sua profissão. Da parte da tarde, as jornadas iniciaram com a palestra da Agência Criativa MarkaBranca, seguido do jornalista da Antena 1, Miguel Soares, que falou sobre o seu percurso jornalístico. Para acabar o primeiro dia, decorreu um Workshop intitulado “Faz-te à vida”.

O segundo dia das VIII Jornadas de Ciências da Comunicação, iniciou com a palestra da Juliana Pereira, Jornalista da RTP, onde falou sobre o seu caminho até chegar ao canal público de televisão e rádio. Em seguida, Rui Abreu, diretor de comunicação do Paços de Ferreira liderou a palestra e apresentou os diferentes desafios que o clube tem para sobreviver no mercado do futebol. Helena Alves, gestora de projetos de comunicação da Salsa Jeans apresentou as dificuldades que enfrentou para conseguir trabalhar na área. Depois de almoço, a Agência Criativa Bullet liderou a palestra. Depois, apresentaram-se numa Mesa Redonda liderada por uma aluna do curso, Armanda Cunha, que integra o Departamento de Comunicação do Gil Vicente FC, Márcia Pacheco, Produtora e Criadora de Conteúdos e Andreia Araújo, Jornalista do ZeroZero. O tema do debate foi “O papel da mulher no desporto”. Para encerrar o segundo dia das jornadas decorreu o Workshop: “Mexe-te e Aparece”.

O último dia começou prático, com o Workshop: “Comunicar… Com Estilo”. Uma das vozes mais icónicas da rádio e da televisão também esteve presente nestas jornadas, Miguel Van Der Kelen, Voz Off da Eleven Sports. A sessão da tarde começou com o testemunho da Daniela Espirito Santo, jornalista e gestora de redes sociais da Renascença. Nélson Monteiro, diretor técnico da UTAD TV encerrou a sessão de oradores das VIII Jornadas de Ciências da Comunicação.

No momento de encerramento discursaram a vice-presidente do NECC, Cátia Fernandes, e o professor Fábio Ribeiro, em representação da direção do curso. A viagem pelo mundo da comunicação acabou com a atuação da tuna Imperialis, tuna masculina da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.