A adega “laboratório” da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro será inaugurada a 15 de novembro, durante a sexta edição da “Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”.

“Esta empreitada de ampliação do edifício de enologia é um marco significativo no contributo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro [UTAD] para o desenvolvimento da viticultura e da enologia na região, firmando-se o compromisso da academia com a sustentabilidade ambiental”, de acordo com o pró-reitor para o Planeamento, Território e Património, Ricardo Bento.

O edifício terá uma área de 632m²,  vai disponibilizar de equipamentos e espaços que permitem a estudantes e investigadores acompanhar os diferentes estágios de produção vínica, desde a fermentação ao estágio, transitando pelo engarrafamento.

Segundo a academia transmontana, com vista ao cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a obra inclui uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (Fito-ETAR). Este sistema recorre a uma solução baseada na natureza (NbS), conceito de tratamento de águas residuais que envolve estratégias naturais que procuram apaziguar as alterações climáticas. Esta Nbs vai permitir à UTAD tratar eficazmente os afluentes gerados no processo de vinificação, reutilizando a água residual na irrigação de áreas agrícolas do campus. Será implementado com o mesmo objetivo um sistema de aproveitamento de águas pluviais.

Durante o evento de inauguração será apresentado um quarteto de vinhos e um trio de queijos, elaborados por antigos estudantes.