A academia transmontana regista um total de 772 estudantes ao abrigo de programas internacionais.

De 20 a 25 de fevereiro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) promove a “Welcome Week”, o acolhimento dos alunos estrangeiros que escolheram a academia transmontana como destino para a sua experiência internacional.

Luís Ramos, vice-reitor para a Internacionalização, refere que a expectativa é receber 98 novos alunos do programa de Erasmus e, assim, “preparámos cinco dias de atividades culturais, desportivas e lúdicas para que possam integrar-se na comunidade académica, conhecer Vila Real e a hospitalidade das suas gentes”.

Promovida pelo Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade da UTAD, em colaboração com a Erasmus Student Network (ESN), a “UTAD Welcome Week” inclui diversas atividades para que os estudantes, que vêm frequentar o segundo semestre, se possam adaptar à vida académica e cultural. O destaque do programa vai para a Receção Oficial, na quarta-feira, dia 22, no auditório da Escola de Ciências e Tecnologia, sendo oferecido um almoço comunitário na Cantina de Prados.

No ano letivo de 2022-23, a academia transmontana regista um total de 772 estudantes ao abrigo de programas internacionais de mobilidade no Ensino Superior. O vice-reitor para a Internacionalização afirma que a universidade tem trabalhado no sentido de proporcionar “uma plena integração académica, social e cultural dos novos estudantes para que levem da UTAD a sua melhor experiência de intercâmbio”.

Para este segundo semestre, que agora inicia, a instituição transmontana receberá estudantes vindos de 17 países como Alemanha, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Itália, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia e Turquia.

Os cursos de Psicologia, Genética e Biotecnologia e Engenharia Agronómica são os que ocupam o top três das preferências.