A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está comprometida em promover a saúde e o bem-estar dentro da sua comunidade académica. Nesse sentido, anunciou a implementação do Programa NUTRIskills, que se irá realizar entre os dias 6 de março a 3 de abril no Kitchen Lab.

Um curso destinado a capacitar estudantes e trabalhadores para adotarem hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis.

O curso, coordenado pela Prof. Maria da Conceição Alves Rainho Soares Pereira, Pró-Reitora para a Saúde e Bem-estar, tem como objetivo principal promover a literacia alimentar e capacitar os participantes para uma alimentação promotora de saúde .

Com um cronograma previsto de quatro semanas, o curso totaliza 30 horas de formação, das quais 24 horas serão de contacto direto e 8 horas destinadas ao trabalho autônomo dos formandos.

As sessões teóricas e teórico-práticas estão agendadas para as quartas-feiras à tarde, a partir das 16 horas, com a possibilidade de ajustes conforme as necessidades do grupo. Os conteúdos programáticos abrangem, desde os princípios orientadores para uma alimentação saudável e sustentável até à elaboração de ementas saudáveis , passando pela interpretação da rotulagem nutricional, estratégias para redução do consumo de sal e açúcar, entre outros temas relevantes.

As metodologias de ensino adotadas serão ativas, dinâmicas e participativas, promovendo assim a capacidade de tomada de decisão em saúde de forma informada e autónoma.

Com 30 vagas previstas, o curso será realizado nas instalações da UTAD, no Kitchen Lab, e terá um emolumento simbólico de 5€. Estudantes e trabalhadores interessados em participar devem atentar para o período de inscrições e garantir a sua vaga.

Para  mais informações sobre as regras de inscrição e métodos de pagamento clique aqui.