Desde janeiro que já está a decorrer a segunda formação Ética e Ciência, organizada pelo colégio Doutoral e a  comissão de ética da universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este curso ocorre durante o mês de janeiro e fevereiro de 2024, às quintas-feiras, entre as 14:30h e as 17:30h, de forma presencial na UTAD.

As sessões têm como objetivo desenvolver a reflexão das novas tecnologias, tendências sociais e a proteção de dados pessoais. Nesta formação podem encontrar, ainda, debates críticos sobre a plenitude científica, como ajudar a qualidade da investigação científica, discutir as oportunidades e desafios éticos à escala global e debater estratégias, normas e códigos de conduta que auxiliam o regulamento das atividades de investigação científica na bioética.

Os estudantes da academia podem participar neste evento assim como os docentes, investigadores, não docentes e alunos de outras escolas doutorais. Sabendo que os estudantes do doutoramento da UTAD terão prioridade.

Caso não consigam comparecer presencialmente, é necessário avisar com antecedência e com uma justificação verídica. O curso tem a duração de 25 horas e é gratuito, para adquirirem o certificado tem de ter pelo menos 75% das sessões participadas.

Aqui em baixo pode ver cronometrado as sessões que ainda vão decorrer:

22 de fevereiro

Sessão 6: “Ética em ambiente”

Cristina Matos – UTAD

14h30 | Auditório B0.02 Complexo Laboratorial

04 de março

Sessão 7: “Bioética e Inteligência Artificial”

Rui Nunes – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

14h30 | Auditório B0.02 Complexo Laboratorial