Na UTAD o investimento será de mais de 24,3 milhões de euros

As candidaturas de 17 municípios ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vão gerar 4440 novas camas e 2012 reabilitadas em residências universitárias no Norte de Portugal.

Segundo a lista de projetos, financiados pelos PRR, foram aceites 41 das candidaturas em 17 municípios da região Norte de Portugal. Estas candidaturas integram institutos politécnicos e universidades.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, viu serem aprovadas cinco candidaturas, que equivalem a 1146 camas, sendo 567 novas e 579 reabilitadas. Este projeto terá o investimento de mais de 24,3 milhões de euros.

O concelho do Porto é o que apresenta o maior número de candidaturas e, por sua vez,  o maior financiamento, estimado em cera de 33,2 milhões de euros. Já no concelho de Braga, um projeto submetido pelo município vai possibilitar a construção de 786 novas camas o que irá resultar num investimento superior a 25,6 milhões de euros. Foram ainda aprovadas, no distrito de Braga, duas candidaturas para a criação de novas camas em Barcelos, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.

No distrito de Aveiro foram aprovadas um total de oito candidaturas, das quais seis são no concelho de Aveiro e duas no de Oliveira de Azeméis, o que equivale a cerca de 19,8 milhões de euros de investimento. Foram ainda aprovadas, no município de Viana do Castelo, duas candidaturas que irão proporcionar a criação de 530 camas.

Já no concelho de Bragança serão construídas mais 200 camas, correspondendo a um financiamento de 6,5 milhões de euros.

Em conjunto, estas candidaturas traduzem um financiamento superior a 164,4 milhões de euros.