A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) já abriu as candidaturas para o INOV@UTAD 2024, um concurso que se destaca por incentivar e premiar o empreendedorismo inovador. Organizado pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento (CIDE) em colaboração com a UTAD Solutions Consulting e com o apoio da Fundação Santander, este evento é uma oportunidade para transformar ideias revolucionárias em realidade.

O INOV@UTAD tem como missão fomentar o desenvolvimento de projetos em estágios iniciais, especialmente aqueles que se destacam na base intensiva de conhecimento, pesquisa avançada e tecnologia. O concurso é uma vitrine para ideias que prometem não apenas crescimento económico, mas também um impacto positivo e significativo na sociedade.

O concurso passará por três fases distintas:

1. Avaliação Inicial: Após o período de candidaturas, serão selecionadas as 10 melhores ideias entre todas as candidaturas elegíveis para avançarem para a próxima fase.
  2. Ignição e Validação de Ideia: Os 10 projetos selecionados participarão no ChangeLAB, um evento de validação de ideias de negócio com duração de 3 dias. No final, serão escolhidas as 5 finalistas para avançarem para a etapa final.
  3. Apoio e Seleção dos Vencedores: As 5 finalistas receberão apoio especializado para desenvolverem as suas ideias e prepararem-se para a Gala da Inovação e Empreendedorismo, marcada para 5 de junho. Nesse evento, as equipas vencedoras serão escolhidas através de apresentações em formato de pitch.

Cronograma INOV@UTAD

O grande vencedor vai receber 3.000 euros, seguido de prêmios de 1.500 euros para o segundo lugar  e 500 euros para o terceiro. Além disso, um projeto receberá a condecoração honrosa “Prémio + Inovação”, destacando-se pela sua originalidade e potencial inovador.

Para participar, as equipas devem ser formadas até cinco participantes, incluindo obrigatoriamente pelo menos um membro vinculado à UTAD, seja como aluno, ex-aluno, docente ou investigador. Este requisito sublinha o compromisso da universidade com o desenvolvimento contínuo de sua comunidade académica.

Os interessados têm até o dia 3 de abril de 2024 para submeter as suas propostas através do site oficial do concurso. Esta é uma oportunidade para os visionários da UTAD demonstrarem as suas capacidades inovadoras e de liderança no mundo dos negócios.

A UTAD convida todos os aspirantes a empreendedores a consultarem o regulamento disponível e a darem o primeiro passo rumo à realização de seus sonhos empresariais.