Todos os anos o dia 22 de março é dedicado ao aniversário da academia transmontana. Este ano a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro celebra o seu 38º aniversário. A cerimónia começa pelas 14:30h com o habitual Cortejo Académico até à Aula Magna.

A sessão solene ficará marcada pela entrega de prémios de mérito científico, diplomas de louvor e mérito Alumni 2023. Este ano o Doutoramento Honoris Causa é concedido a José Silva Peneda, o homenageado foi ministro em dois governos, esteve à frente do Conselho Económico e Social e foi Presidente do Conselho Geral da UTAD entre 2013 e 2017.

A comemoração pode ser acompanhada através da emissão da UTADTV, no youtube e na Universidade FM, em 104.3.