No vigésimo segundo dia do terceiro mês do ano, a academia comemora o seu aniversário. Este ano, não sendo exceção, a ocasião foi marcada por uma celebração formal, incluindo a entrega de um “honoris causa” e a presença de diversas personalidades.

José da Silva Peneda, economista e figura política, recebeu o título de doutor “honoris causa” pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este título, segundo o ex-Presidente da República, Ramalho Eanes, que elogiou o percurso profissional do homenageado, é distinto de um doutoramento académico, mas não menos especial. Luís Valente de Oliveira, ex-ministro, foi o padrinho de Silva Peneda.

A UTAD optou por homenagear Silva Peneda, de 74 anos,  como um reconhecimento pelo seu trajeto profissional e dedicação à causa pública, conforme explicado por Emídio Gomes, reitor da instituição.

“Receber o galardão de Doutor Honoris Causa pela UTAD é uma enorme honra, que assume um especial significado pelo fato de ser apadrinhado pelos senhores General Ramalho Eanes e pelo Professor Luís Francisco Valente de Oliveira” – Silva Peneda

Imagem 1- Título de Doutor Honoris Causa

A UTAD conta atualmente com cerca de 9000 alunos. Emídio Gomes quer mais e tem como objetivo criar uma licenciatura na área das ciências médicas, para a qual já foi solicitada a autorização.

“O mundo evolui e nós estamos convencidos de que não é a medicina pela medicina, é pela importância que isso tem para a afirmação não só da UTAD, mas do país como um todo” – Emídio Gomes

Emídio Gomes também destacou que estão em andamento investimentos significativos com o propósito de estabelecer um campus unificado, aprimorar e expandir as residências universitárias existentes e erguer novas estruturas para acomodar os estudantes.

Na cerimónia, a UTAD concedeu o prémio Alumni à investigadora Lídia Monteiro, ex-aluna da instituição em Trás-os-Montes, que desde 2023, atua como membro do conselho diretivo do Turismo de Portugal. Nessa função, desempenha um papel essencial na promoção nacional e internacional, além de apoiar a internacionalização das empresas turísticas.

Já o prémio de Investigador do ano 2023, foi entregue a Paulo Fernandes em reconhecimento ao seu trabalho destacado na área dos incêndios rurais.

Os momentos musicais foram apresentados pelo Coro Vocal Ensemble do Conservatório de Música de Vila Real e pela Opera Intermezzo (escolhas pessoais do Reitor).