A Cátedra José Saramago da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em conjunto com a Livraria Lello e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL) vai organizar o Congresso Internacional intitulado do “Que faremos com José Saramago”, como forma de comemorar os 25 anos da Atribuição do Nobel da Literatura a José Saramago. O Congresso irá decorrer entre os dias 11 e 13 de outubro.

A Livraria Lello vai receber este evento que pretende estimular novos olhares sobre a obra e o pensamento de José Saramago. A conferência tem como principal objetivo discutir o lugar deste escritor nas literaturas portuguesa e universal, hoje e no futuro. Também irá abordar temas relacionados às criações literárias, natureza humana e o significado da vida de José Saramago.

Para além disto, vai também decorrer um concerto de homenagem a Saramago “Literatura e Música: Substâncias da Imortalidade”, com David Cruz no violoncelo e Rui Ozorio nas Leituras de excertos do livro, Intermitências da Morte.

Para encerrar a iniciativa irá ser apresentado o romance, denominado, O Último Minuto na Vida de José Saramago, de Miguel Real, e a biografia As 7 Vidas de José Saramago, de Miguel Real e Filomena Oliveira.

Do encontro resultará um livro onde estarão presentes as melhores conferências apresentadas.

Fonte – Fundação José Saramago