The Winner Takes It All – ABBA
Lançada em 1980 no álbum Super Trouper, The Winner Takes It All é um dos maiores sucessos da banda sueca ABBA. A música fala de um relacionamento falhado e da dor de perder alguém que se ama.
O primeiro verso começa por descrever o sentimento de angústia e desespero ao perceber que a relação chegou ao fim e que já não há mais “cartas” para jogar.
“I don’t wanna talk
About the things we’ve gone through
Though it’s hurting me
Now it’s history
I’ve played all my cards
And that’s what you’ve done too
Nothing more to say
No more ace to play”
A letra compara o fim de um relacionamento a um jogo de cartas, onde o vencedor fica com toda a felicidade e consegue seguir em frente, e o perdedor que fica com o sofrimento e a sensação de ter sido deixado para trás, sem mais oportunidades. A frase “The winner takes it all” é repetida ao longo da canção como um lembrete da frieza da situação, onde a vida amorosa é como um jogo.
“The winner takes it all
The loser’s standing small
Beside the victory
That’s her destiny”
Na canção, a separação é interpretada como uma jogada do destino, uma interferência divina. Este é um modo frio e injusto das coisas acontecerem, pois quem está a viver tudo isto acaba por perder repentinamente alguém que ama.
“The gods may throw a dice
Their minds as cold as ice
And someone way down here
Loses someone dear”
A vocalista Agnetha Fältskog, que canta a música, desempenha um papel fundamental na intensidade emocional da canção. A sua voz transmite vulnerabilidade, tristeza e resignação, dando profundidade à experiência da “perdedora” no jogo do amor.