“Wondering if I’d get there quicker if I was a man”

 

“The Man” é uma canção da cantora americana Taylor Swift, gravada para o seu sétimo álbum de estúdio, “Lover” (2019). A quarta faixa do álbum é uma crítica clara a uma sociedade sexista, que constantemente desvaloriza os feitos conquistados por mulheres.

Um desabafo de uma mulher que questiona como tudo poderia ser muito mais fácil se tivesse nascido no corpo de um homem. Expressa o pensamento de que não necessitaria de se esforçar tanto e conseguiria obter tudo de uma forma mais facilitada.

 

“I’m so sick of running as fast as I can

Wondering if I’d get there quicker if I was a man

And I’m so sick of them coming at me again

‘Cause if I was a man, then I’d be the man

I’d be the man

I’d be the man”

 

No verso acima, é possível identificar um retrato brilhante do sexismo que as mulheres enfrentam todos os dias e uma crítica a uma sociedade masculina privilegiada.

Aclamada por diversos críticos de música e não só, “The Man” para Spencer Kornhaber, do The Atlantic foi como “uma das canções mais diretamente cativantes” do álbum e ainda a apelidou de “declaração musical mais explícita sobre sexismo” da cantora. Brittany Hodak, da Forbes, teceu elogios e descreveu como sendo “a canção mais importante que ela já escreveu”.

No MTV Video Music Awards de 2020, Taylor Swift conquistou uma vitória na categoria “Melhor Direção” pelo videoclip de “The Man” tornando-se assim a primeira artista feminina solo na história do VMA a vencer essa categoria.