Respirar é o mais recente tema composto pelos irmãos António e Fradique, reconhecidos por Calema, que conta com a participação especial da fadista Sara Correia. Partilhado há dois meses com o mundo, conta já com 3,1 milhões de visualizações no Youtube e o furor a que se assiste garante não as deixar por aqui.

Habituados ao género musical desta banda que já nos é tão familiar, esta música é uma homenagem à vida e à importância de abrandarmos para podermos desfrutar daquilo que nos rodeia.

“Viver da luz da vida e dar-lhe um nomeFugir da confusão que nos consomeNão é preciso muito maisDo que um minuto a olhar o céu e respirar”

Ao longo da melodia, marcada por um ritmo vivo e intenso, o ouvinte é transportado para um universo de reflexão sobre a urgência de pararmos e observar a beleza da natureza e da vida.

A letra reforça a sabedoria de viver o momento, sem a pressa de pensar no futuro ou de ficar preso ao passado.

“Respirar, eu vou, respirar, eu vouRespirar, eu vou, peito abertoSeja onde for, eu vou levar amor(No meu respirar)”

Tal como os autores referem, não importa sermos reféns do stress e da correria do dia a dia, porque no final de tudo, a maior dádiva que nos foi concedida é o respirar.

No que diz respeito ao videoclipe, os Calema apresentam-se com uma roupa branca, em contraste com a fadista toda vestida de preto, uma analogia entre a paz e o peso que a nossa vida pode ser, consoante as escolhas que fazemos.