O tema Deslocado, dos NAPA, destacou-se no Festival da Canção deste ano e tem conquistado o coração dos portugueses. A sua crescente popularidade deve-se, em grande parte, às redes sociais, principalmente ao Instagram e ao TikTok.

 

 

 

Os NAPA, anteriormente conhecidos como Men On The Couch, são uma banda madeirense formada por 5 amigos. Começaram a ganhar notoriedade através de vídeos publicados no Youtube, conquistando ouvintes muito além da Pérola do Atlântico.

A trend original, que impulsionou a partilha da música, consiste em vídeos emocionais onde os utilizadores mostram momentos onde se sentiram “deslocados” e fora de casa (do ninho).

Diversos tipos de vídeos têm ficado virais, desde vídeos de estudantes universitários deslocados, até vídeos de emigrantes longe de Portugal. Mas todos partilham a mesma emoção: Saudade 

Este tema é o reflexo de uma experiência cada vez mais recorrente: a saudade que sair de casa, com a intenção de conquistar o Mundo, acarreta.

“Por mais que possa parecer; Eu nunca vou pertencer àquela cidade; O mar de gente; O sol diferente; O monte de betão; Não me provoca nada; Não me convoca casa.”

Como estudante deslocada, este tema dos NAPA tem um significado especial para mim.

Por mais que goste da minha rotina na “Bila” e da companhia dos meus amigos, há momentos em que o coração fica mais apertado e daria tudo para voltar aos ares da minha terra. Nada se compara aos almoços com a minha avó, às tardes passadas com tranquilidade na rede de baloiço ou ao aroma de bolo acabado de fazer.

Por mais casas que os meus pés pisem, nenhuma será como a primeira, porque Casa são as pequenas coisas que, no fundo, não são assim tão pequenas.

 

Deslocado é a expressão do sentimento de “não pertença”.

É a transmissão da ansia de regressar a casa.

E é a personificação de “peixe fora de água”.

 

Através da melodia e da letra, “Deslocado” define Saudade melhor do que qualquer dicionário.