“Heal the World”, de Michael Jackson, faz parte do álbum Dangerous, que foi lançado em 1992.  Michael procurou que a letra fosse muito simples, que todo o mundo pudesse cantar e perceber o seu conteúdo. A música tem como objetivo abordar temas humanitários idealizando um mundo melhor, sobretudo relacionados com a paz e ao ambiente.

Heal the worldMake it a better placeFor you and for me, and the entire human raceThere are people dyingIf you care enough for the livingMake a better place for you and for me

“Heal the World”, foi uma das primeiras canções a serem escritas e gravadas para o sexto disco de Jackson. A canção, foi escrita com o intuito de alertar para o ambiente que se vivia naquela altura e para as consequências que os nossos atos poderiam ter no futuro. O músico queria que crianças dessem a sua opinião sincera sobre a situação do mundo naquela altura, com uma perspectiva inocente, como é característico nas crianças.

Tarefa que foi um pouco complicada. As crianças de facto eram sinceras, mas o que diziam não se encaixava no que o músico queria para a canção.

O produtor Matt Forget colaborou nas gravações. Para seguirem a ideia que Jackson queria, foram gravadas cerca de 100 crianças e nada surgia. Até que finalmente ao entrevistar a filha de uma conhecida conseguiu um material excelente. A menina disse: “Nós temos que pensar nos nossos filhos e os filhos de nossos filhos”.

Think about um, the generationsAnd ah, say we want to make it a better place for our childrenAnd our children’s children so that they, theyThey, they know it’s a better world for themAnd think if they can make it a better place)

Este tema foi a primeira música de Michael Jackson como produtor a solo. O cantor apoiava muitas causas e quis que com esta música o simbolismo fosse poderoso. O tema apela à paz e ao ambientalismo, ao cuidado que temos que ter para termos um mundo melhor.

“Heal the World” permitiu ao Rei do Pop dar um alerta humanitário, através da música, para além das inúmeras causas e compromisso que já detinha com as pessoas mais desprivilegiadas. E foi um dos hinos dos anos 90.

Esta canção é intemporal, já passou por diversas gerações e continua a fazer muito sentido hoje em dia. Cada vez mais temos que lutar e alertar para hábitos mais ecológicos, senão a vida humana deixará de existir e todo o nosso trabalho e esforço ao longo de séculos vai desaparecer, tudo por culpa do próprio criador, o ser humano.

And the dream we were conceived in will reveal a joyful face 

And the world we once believed in will shine again in grace 

Then why do we keep strangling life 

Wound this earth, crucify its soul? 
Though it’s plain to see, this world is heavenly 
Be god’s glow 

Nesta fase, a canção ainda faz mais sentido, pois estamos a viver duas guerras em simultâneo que podiam ser resolvidas se existisse diálogo e compreensão. A humanidade precisa de tomar consciência que este planeta é de todos e todos temos direito de estar nele,o sentimento de posse tem que acabar. Esta música é um exemplo concreto disso.