Sabias que “Flor e o Beija-Flor” é uma das músicas interpretadas por Marília Mendonça?

Foi composta em parceria com Juliano Tchula, um dos principais colaboradores da cantora. A faixa acabou por ser escolhida pela dupla Henrique & Juliano, que já havia convidado Marília para cantar em “Impasse”. Lançada em 2015, “Flor e o Beija-Flor” integrou a seleção de singles do álbum Novas Histórias.

Esta canção é romântica e usa a imagem de uma flor e de um beija-flor para falar de amor e saudade.

A música descreve um encontro romântico entre uma flor e um beija-flor, numa noite fria de outono. Esta altura do ano é conhecida por trazer mudanças para a natureza e pela perda de cor desses animais, o que pode simbolizar um momento de solidão ou tristeza para os personagens.

A flor sendo um elemento caracterizado por transmitir beleza e delicadeza, com todas as suas formas, cores e fragilidades, poderá representar uma pessoa que enfrentou as dificuldades da vida com coragem.

O beija-flor poderá representar, também, a admiração e o amor que a pessoa sente pela outra, o apreciar dos pequenos momentos da vida e o facto da mesma encontrar a alegria nas coisas mais simples.

Este encontro é marcado por uma grande emoção que contrasta com o ambiente frio, sugerindo um momento de felicidade e ligação que é breve, mas intenso. No entanto, o verso abaixo mostra que o encontro foi breve e que o que resta é a memória de um amor que partiu.

Ai, que saudade de um beija-flor

A canção toca muitas pessoas, porque fala da doçura e da dor da saudade.

A música foi feita em colaboração com Henrique e Juliano, dois dos nomes mais conhecidos do mundo do sertanejo.

A melodia das suas vozes, associada com a letra desta canção, gera várias emoções e sentimentos nos ouvintes, provocando nos seus expectadores alegria ou tristeza, e evoca a reflexão sobre as suas próprias vidas, assim como a sensação de nostalgia.

“Flor e o Beija-Flor” é um exemplo de como a música pode contar histórias que tocam o coração, onde se fala de amor de forma poética e universal.