Lançado a 3 de dezembro de 1984 pelo duo britânico Wham!, Last Christmas é um dos maiores clássicos de Natal da música pop. Escrita e produzida por George Michael, a canção conquistou o público com a melodia festiva e a temática emocional de desamor e traição.

A música fala de uma história de amor fracassada, em que o protagonista reflete sobre como, no Natal anterior, deu o seu coração a alguém que o decepcionou no dia seguinte. Mas, determinado a não cometer o mesmo erro, espera encontrar alguém especial que valorize o seu amor.

Last Christmas, I gave you my heart
But the very next day, you gave it away
This year, to save me from tears
I’ll give it to someone special

Apesar de se tentar distanciar para evitar mais sofrimento, a pessoa que o magoou ainda chama a sua atenção. Embora o tempo tenha passado, o protagonista pergunta se essa pessoa ainda o reconhece.

Once bitten and twice shy
I keep my distance, but you still catch my eye
Tell me, baby, do you recognize me?
Well, it’s been a year, it doesn’t surprise me

No verso seguinte, este lembra-se de como, no Natal passado, expressou ou seus sentimentos ao enviar um presente com uma nota a dizer “eu amo-te”. Ele acreditava verdadeiramente nesse amor, mas agora percebe que foi ingénuo. Apesar de tudo, admite que se essa pessoa o beijasse novamente, ele poderia ser novamente enganado.

Happy Christmas
I wrapped it up and sent it
With a note saying: I love you, I meant it
Now I know what a fool I’ve been
But if you kissed me now
I know you’d fool me again

O protagonista fala sobre como foi enganado por alguém em quem confiava. Ele descreve-se como vulnerável e apaixonado, mas acabou por ser despedaçado pela traição. No final, ele afirma ter encontrado um amor verdadeiro e que, agora, não será mais enganado.

A face of a lover with a fire in his heart
A man undercover, but you tore me apart
Ooh, ooh, now I’ve found a real love
You’ll never fool me again

Apesar de ser uma música associada ao Natal, Last Christmas transcende a época festiva transformando-se num sucesso global duradouro e parte essencial da cultura pop.