Happy Xmas (War is Over)
A tradição manda que, no primeiro dia de dezembro, voltemos a dar play na avalanche de músicas que só fazem sentido quando as luzes estão a piscar e a neve cai do outro lado da janela. Entre os milhares de clássicos natalícios, há um que parece fazer mais sentido a cada ano que passa: “Happy Xmas (War is Over)” do casal John Lennon e Yôko Ôno.
Mais do que um jingle que nos acompanha o beber do chocolate quente, é uma mensagem que nos puxa pela camisola de lã e nos relembra que o Natal é mais do que receber presentes à última da hora.
Em 1971, ano de protestos, insatisfação e uma guerra no Vietname que parecia não ter fim, o ativista britânico decidiu que precisava fazer algo. E fez aquilo que sabe melhor: música.
Logo no início da mesma, Lennon apanha desprevenido quem ouve com atenção com uma frase tanto quanto simples, mas desarmante:
“So this is Christmas, and what have you done?”
Não é uma acusação, mas sim um abrir de olhos para toda a confusão superficial que associamos ao Natal como escrever a lista de presentes, escolher o outfit para os jantares de Natal e o montar da árvore em deterioração do que realmente importa. É uma pergunta sincera que nos atinge e faz refletir sobre se realmente fizemos pela diferença este ano.
“And so this is Christmas for weak and for strong, for rich and the poor ones…”
Lennon desmonta a fantasia de um Natal igual para todos, relembra-nos que as desigualdades e injustiças não desaparecem simplesmente. Num ano em que os conflitos armados dominaram as manchetes, quase diariamente, não nos podemos esquecer de quem realmente precisa do nosso apoio. Basta lembrar que, segundo a diretora executiva da UNICEF, uma média de 28 crianças morre diariamente em Gaza. Uma sala de aula de crianças desaparece enquanto espera em fila por medicamentos e alimentos , enquanto nós, ao mesmo tempo, fazemos fila para aproveitar os melhores descontos da Black Friday.
É por isto que o refrão só poderia ser cantado por elas, as crianças. As suas vozes angelicais carregam a esperança e a ideia de que a paz não é um sonho ingénuo, mas uma construção diária. O repetir de “War is over, if you want it” deixa de ser apenas um verso bonito e torna-se um apelo constante de que a paz é possível, se houver vontade.
Tal como um presente, a letra tocante de Happy Xmas (War is Over) vem embrulhada numa melodia simples e inocente que se entranhou no ouvido de gerações. Provavelmente, sem nos apercebermos, esta é uma música que fala mais de humanidade do que de Natal. E talvez seja por isso que se tornou tão intemporal.
