“Every Breath You Take” – The Police
A música “Every Breath You Take”, lançada em 1983 pela banda britânica The Police, é uma das canções mais conhecidas dos anos 80 e, igualmente, uma das mais marcantes da carreira do grupo. Foi escrita por Sting, o seu vocalista e faz parte do álbum Synchronicity, que se tornou um enorme sucesso, permitindo ao grupo o reconhecimento a nível mundial. Apesar de ser uma música com um som calmo e melancólico, esconde uma mensagem muito mais complexa do que parece.
Quando ouvimos pela primeira vez a melodia suave e a calma que Sting canta os versos “Every breath you take, every move you make, I’ll be watching you” pensamos logo que se trata de uma música romântica e de amor. No entanto, ao analisarmos mais detalhadamente a letra percebemos que é bastante diferente. A música fala sobre obsessão, ciúme e controlo. O narrador mostra ter uma grande fixação pela pessoa amada e não aceita o fim da relação.
Sting escreveu esta música numa altura difícil da vida dele, durante o fim do seu casamento, o que acabou por influenciar muito o tom e a letra da mesma.
Em várias entrevistas, o vocalista afirmou que as pessoas interpretam a música de forma errada. É essa mesma mistura entre a melodia e a mensagem de obsessão por de trás da letra que a torna mais interessante.
Os The Police formaram-se no final da década de 1970, em Londres, e em pouco tempo tornaram-se uma das bandas mais populares do mundo. Em contrapartida, as tensões entre os membros do grupo levaram à sua separação. Mas é pelo seu impacto ter sido tão grande, que nunca mais foram esquecidos e continuam, por isso, a ser uma referência nos dias de hoje.
Assim “Every Breath You Take” é mais do que apenas uma canção de amor, mas sim uma reflexão sobre o lado possessivo das relações.