Eco – Carolina Deslandes
A música “Eco” foi lançada em 2021 pela cantora e compositora portuguesa Carolina Deslandes.
Este tema foi escrito para a ColorsxStudios (Conhecida como “Colors”), uma plataforma de performance musical alemã, que tem como principal objetivo dar a conhecer o trabalho de artistas emergentes, através de um vídeo de carácter simplista.
“Não escrevas sobre empatia se não queres saber, Olha p’rá Palestina e p’rás casas a arder”
Eco é um “grito” de revolta e de inconformidade, perante o cenário Mundial, que a cada dia que passa parece estar cada vez mais calamitoso.
“Há quem se esconda no cinismo, Eu meto a boca no trombone”
Ao longo de toda a música, Carolina Deslandes deixa clara a urgência de não sermos indiferentes a tudo aquilo que nos rodeia, especialmente num momento tão crítico e delicado como este.
A cantora mostra, ainda, a sua coragem em falar de temas fraturantes da sociedade, sem “papas na língua”, ao contrário de quem realmente tem a obrigação de o fazer.
“Porque é que nos deste a Guerra, E a vontade de querer tudo?”
A letra é acompanhada por figuras de estilo, como as perguntas retóricas, e a melodia envolve sons de fundo característicos alusivos à mensagem que se pretende transmitir, como forma de “agarrar” o ouvinte e convidá-lo a “mergulhar” na história da música.
Todos somos convidados a refletir sobre o modo como a ganância do Homem destrói pessoas, famílias, vidas e todos os dias, um bocadinho mais, o Mundo no qual todos nos inserimos.
“Porque é que quem sofre, berra, E quem governa é surdo?”
“Eco” é, assim, uma música intemporal, já que as temáticas retratadas não “nasceram” ontem, mas talvez, enquanto seres racionais e integrantes da sociedade, seja necessário repensarmos nas nossas escolhas e no nosso propósito.