Alunos das Escolas da cidade apresentaram os resultados dos trabalhos de monitorização

Os resultados das atividades da operação “Biodiversidade do sítio Alvão/Marão”, cofinanciada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), foram apresentados esta terça-feira, dia 6, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), parceira neste projeto.

Os alunos das escolas Camilo Castelo Branco, S. Pedro, Diogo Cão, Monsenhor Jerónimo do Amaral, Morgado de Mateus, Colégio da Boavista, Nervir e Agostinho Roseta têm vindo a trabalhar, ao longo deste ano letivo, na monitorização das espécies da fauna e flora do sítio Alvão/Marão, que integra a Rede Natura 2000, uma Rede Europeia de Áreas Protegidas.

O objetivo da operação é a construção de conteúdos em diversos suportes informativos e formativos e a sua divulgação nacional, tarefa realizada em conjunto pelos alunos das escolas aderentes de Vila Real e a equipa dos Serviços da Câmara Municipal, e procura sensibilizar o país para a proteção do património biológico das áreas protegidas, ao mesmo tempo que fornece aos estudantes os conhecimentos e ferramentas para as tarefas de monitorização.

Estas jornadas contaram com o apoio dos investigadores do centro de Ciência Viva de Vila Real e foram uma preparação para o seminário final do projeto que vai acontecer no final de 2017.