A sociedade em que vivemos está cada vez mais consumista e a procura pela satisfação imediata combinada com a necessidade de estar sempre atualizado, leva as pessoas a fazerem compras impulsivas de produtos que, muitas vezes, não gostam ou precisam.

O principal fator que está a impulsionar este comportamento consumista na nossa sociedade são as redes socias. Através destas, são partilhados, diariamente, milhões de produtos e opiniões e é onde vemos as denominadas trends, ou tendências, a serem criadas.

É utilizado o termo tendência para designar um certo conteúdo que tem grande visibilidade e popularidade durante um certo período, normalmente online. Estas tendências têm o poder de afetar as nossas escolhas e moldar as nossas opiniões sem criar quaisquer questionamentos da nossa parte.

A necessidade de seguir e possuir as mais novas e recentes tendências impulsiona a necessidade de estar sempre a comprar e ter várias versões de um mesmo produto.

Este estilo de vida consumista acarreta diversos problemas, nomeadamente, ligados ao ambiente, uma vez que para proporcionar a quantidade de produtos exigidos para sustentar o ritmo acelerado de consumo é necessária uma produção elevadas de bens. Ora, este ritmo é intolerável a longo prazo dado que estamos a esgotar os recursos naturais, a explorar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, estamos a criar um grande volume de lixo e resíduos tóxicos prejudiciais para o mundo.

No entanto, as tendências e a cultura do consumismo não se restringem aos impactos ambientais mas, afetam também áreas como a saúde metal, uma vez que promovem a comparação constante e um tipo de mentalidade que estimula a ideologia que as pessoas só se sentiram melhor e/ ou mais atraentes se possuírem um determinado produto.

Assim sendo, é fundamental analisar criticamente todo o conteúdo online, bem como refletir sobre as tendências que surgem, de forma a minimizar os impulsos consumistas e, por consequência, minimizar o consumo excessivo. Proceder à adoção de técnicas que ajudem a selecionar aquilo que é realmente necessário é essencial para um estilo de vida e um planeta mais saudável.