O programa é dedicado aos caminhos percorridos pela música no século XVIII

A Fundação da Casa de Mateus associa-se ao projeto da Douro Generation, associação para o desenvolvimento “Douro em Movimento – Aldeias com Vida”, através do programa “Caminhos de Mateus”, atividades musicais que inclui um conjunto de concertos de música antiga e barroca.

Os próximos concertos já estão agendados. A aldeia vinhateira de Provesende, Sabrosa, recebe o Quarteto Atéginda, no Morgadio da Calçada, dia 10 de junho, às 17h00. Um dia depois, 11 de junho, é a vez da Casa de Mateus, em Vila Real, servir de palco ao Quarteto às 19h00.

O Quarteto Atégina, compõe-se de quartetos de cordas de dois compositores que ajudam a contar os caminhos da música instrumental em Portugal e Espanha na segunda metade do séc. XVIII.

Serão apresentados quartetos de Luigi Boccherini (1743 – 1805), compositor italiano desde 1761 ao serviço da corte de Madrid e do lisboeta João Pedro de Almeida Mota (1744 – 1817) que, por ter feito sua carreira também em Espanha, ainda é pouco conhecido do público português.

A entrada é livre, mas os lugares são limitados pelo que se recomenda a inscrição prévia através do e-mail: cultura@casademateus.pt