Rádio junta-se à televisão e à imprensa. "Segue o leme!" é o mote da nova estação.

25 de abril de 2017 marca o arranque das emissões experimentais da UTAD FM. A nova componente do projeto UTAD TV é um projeto “criado por alunos”  de Ciências da Comunicação para todos os alunos e assinala os 10 anos da televisão da academia.

Pedro Silva, um dos responsáveis pelo projeto, disse que “no plano de estudos”, a rádio estava “bastante negligenciada”. “Tivemos uma aula direcionada para a rádio”, sublinha Pedro, para logo a seguir falar da rádio como sendo um projeto “benéfico para todos, quer para os alunos, quer para a universidade”.

“Faltava a parte da rádio”, diz Carlos Devesa, outro dos responsáveis pelo projeto, acrescentou que a UTAD FM é  “onde os alunos podem ganhar alguma bagagem que lhes seja útil no mercado de trabalho”.

Quem faz espécie de “Discos Pedidos” é quem não sabe fazer rádio!
– Pedro Silva, UTAD FM

A escolha das programas foi realizada entre as várias propostas que chegaram aos dois responsáveis mas a realização dos programas é feita com total liberdade “para fazerem o programa no âmbito que quiserem”. “Isto é uma democracia”, garante Pedro Silva. “Somos todos amigos, somos do mesmo curso”, reforça.

Estamos sempre abertos a opiniões.
– Carlos Devesa, UTAD FM

Os dois alunos são finalistas de Ciências da Comunicação. Questionados como viam o projeto depois de terminarem a licenciatura, viam a UTAD FM como algo para ficar. “A quase totalidade dos colaboradores são alunos do 1.º ano”, refere Pedro Silva, mas há também colaboradores do 3.º ano. Independentemente de ficarem na UTAD ou não, Carlos Devesa é perentório: “Queremos que a rádio continue!”

A emissão está online 24 horas por dia em http://utadtv.utad.pt/radio.