A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) celebra um feito histórico ao ser reconhecida entre as 250 melhores universidades do mundo fundadas há menos de 50 anos, de acordo com o “Times Higher Education Young University Rankings”. Esta distinção, revelada na edição de 2024 do ranking, posiciona a UTAD no grupo das 201-250 melhores instituições globalmente, de um total de 673 universidades avaliadas.

O reitor da UTAD, Emídio Gomes, expressa orgulho e satisfação diante deste marco significativo, afirmando: “Trata-se de um marco importante de reconhecimento do trabalho realizado para o posicionamento global da marca UTAD. É fruto de um esforço coletivo da Academia, que a todos nos orgulha e nos motiva para o futuro. É um dia de alegria para todos os que gostam e trabalham para e pela UTAD”.

O “Times Higher Education Young University Rankings”, reconhecido como um dos mais conceituados no campo do Ensino Superior em escala mundial, avalia as instituições segundo diversos critérios, incluindo reputação e produtividade da investigação, qualidade de ensino, perspetiva internacional e transferência de conhecimentos.

A inserção da UTAD neste ranking elucida não apenas a excelência académica e científica da instituição, mas também a sua crescente projeção internacional e o  compromisso com a inovação e a produção de conhecimento. Este feito não só reforça o prestígio da UTAD no panorama educacional global, mas também destaca o seu papel como um catalisador de desenvolvimento e progresso para a região de Trás-os-Montes e Alto Douro.