Fontaínhas Fernandes diz que "é com profunda tristeza que assistimos a esta situação que coloca em causa a imagem da universidade".

António Fontaínhas Fernandes esteve ontem na UTAD TV, durante a emissão do Jornal Unviersitário.

O reitor da UTAD falou publicamente pela primeira vez sobre a polémica levantada pelas duas reportagens do programa Sexta às 9, da RTP. Fontaínhas Fernandes reforçou a ideia de que o caso é anterior à atual equipa reitoral. “Quando iniciei funções, tomei decisões muito claras que já comuniquei à academia.”, refere, adiantando que “houve uma auditoria por parte do Ministério” do Ensino Superior, bem como uma auditoria externa.

O responsável máximo da academia explicou que das oito plataformas com as quais a UTAD tinha acordo, apenas uma não cumpriu o acordado. “Com todas as outras plataformas, acordamos planos de pagamento faseados, nunca prejudicando os estudantes. Neste caso, não aconteceu.”, diz Fontaínhas Fernandes que reforça que “Só os meios judiciais é que terão de decidir”, lembrando que “as decisões foram sempre favoráveis à universidade”.

O reitor referiu no entanto, que “é com profunda tristeza que assistimos a esta situação que coloca em causa a imagem da universidade”.