Associação considera a medida "inexigível aos estudantes" e deveria "estar agregada ao valor das propinas".

| por: Bruno Fernandes e Helena Margarida

A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) reagiu, esta noite, em comunicado, à notícia de que as folhas de teste/exame teriam que ser adquiridas pelos alunos no Centro de Cópias da UTAD.

No documento assinado por António Vasconcelos, presidente da AAUTAD, a associação diz que “não se revê” na medida “nem encontra na mesma valor intrínseco que a torne minimamente aceitável”, referindo que os argumentos do Conselho de Gestão da UTAD são “o resultado de uma linha de pensamento linear ao politicamente correto”.

A Associação diz mesmo que “esta é uma despesa grotescamente adjacente ao – já elevado – custo de vida dos estudantes universitários”, considerando-a mesmo “inexigível aos estudantes” e que deveria “estar agregada ao valor das propinas”.

Para o presidente da AAUTAD, “o princípio a seguir tem de ser sempre o de amenizar os custos inerentes à educação e nunca o oposto”, que Vasconcelos considera ser “uma visão simplesmente desagregada da realidade, desagregada do paradigma económico atual e desagregada dos estudantes”, diz.

Recorde-se que a Divisão de Recursos Humanos, Físicos e Financeiros dos Serviços de Ação Social da UTAD enviaram, na manhã de ontem (quinta-feira), um comunicado à academia que informava que as folhas de teste/exame já estavam à venda. Os estudantes passam a ter que adquirir as folhas, com um custo de 0,20€ cada.