José Pinheiro quer aproximar os estudantes da UTAD do tecido empresarial da região e continuar a apostar no desporto

Os órgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Monte e Alto Douro (AAUTAD) para o mandato de 2019 tomaram posse no dia 18 de janeiro. A estrutura representativa dos estudantes na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é liderada por José Pinheiro, estudante de Mestrado em Gestão.
O dirigente académico elegeu como prioridade do seu mandato o desporto: “queremos uma academia mais ativa, mais participativa” e aponta como meta passar dos 30% de estudantes atualmente inscritos em atividades desportivas para os 50%.
José Pinheiro defende também a atualização das unidades e fichas curriculares que deverão ser “construídas ligando o percurso científico ao profissional” e a criação de políticas públicas “que venham dar um carácter de atratividade para puxar as empresas” e fixar talentos na cidade de Vila Real.

As aspirações dos estudantes seguem “uma tónica que reforça o que a atual reitoria tem vindo a fazer” sublinha Fontaínhas Fernandes, reitor da UTAD, adiantando que “é preciso dar continuidade ao processo de requalificação de espaços letivos e aumentar a capacidade de alojamento”.

O reitor da UTAD aproveitou esta tomada de posse para relembrar os projetos que a instituição está a desenvolver para transformar o campus universitário num campus carbono zero, chamando a atenção para o novo paradigma que a Europa vai passar “o de apontar para as cidades carbono zero e, portanto, nós já estamos a fazer esse trabalho”. Fontaínhas Fernandes explica o que é um campus carbono zero e revela que pretende criar alojamento no edifício do CIFOP.

Para já há que “começar a preparar o que vai ser o primeiro ano da Associação Académica”, diz José Pinheiro. A agenda está bastante preenchida.

Relembrar que a Queima das Fitas 2019 da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) já tem data marcada. Aquele que é considerado o momento alto da Semana Académica irá realizar-se a 27 de abril.