Iniciativa materializa-se em diversos outdoors e cartazes espalhados pela cidade.

| por: Bruno Fernandes e Helena Margarida

A ProAnimal e o município de Vila Real lançaram uma campanha de sensibilização contra os maus tratos a animais de companhia.

“Bem-estar Animal” é o nome da iniciativa que se materializa em diversos outdoors e cartazes espalhados pela cidade com frases impactantes que servem de alerta aos tutores dos animais para uma “convivência saudável” com a sociedade.

António Brandão, da Plataforma ProAnimal, reforça a ideia da importância da recolha dos dejetos dos animais de companhia, e relembra as pessoas que “os maus tratos a animais é crime”, apelando à “adoção responsável”.

“No fundo, esta campanha de sensibilização é mais um passo para que as pessoas tratem condignamente os animais de companhia”, conclui.

O presidente da Câmara de Vila Real considerou que esta campanha assenta em três pilares: “apoiar os donos dos animais, apoiar os animais e exigir uma atitude responsável quer para com os animais, quer para com a sociedade”.

Rui Santos salientou que este é o primeiro protocolo do género assumido pelo município vilarealense. Dez mil euros é a verba disponibilizada pela autarquia para esta iniciativa.

A plataforma ProAnimal conta já com seis anos de existência e funciona com famílias de acolhimento temporário enquanto os animais esperam por uma adoção que obedece a certos requisitos.

No primeiro semestre de 2017, já foram realizadas 70 adoções mediadas pela ProAnimal. A plataforma pode ser contactada através da sua página do Facebook.