“One health approach in animal cancer” é um projeto de investigação na área das Ciências Veterinárias, construindo-se a partir de três linhas principais: 1) a relação entre o tumor animal e humano, coordenada pela docente e investigadora Maria dos Anjos Pires; 2) a avaliação de neoplasias (tumores) em espécies pecuárias; 3) a relação de alguns aditivos no surgimento de diversas tipologias cancerígenas.

Para termos uma melhor perceção de todo o conteúdo que está subjacente à necessidade de se realizar esta investigação, entrevistámos a coordenadora da linha dois intitulada “Animal and human cancer: filling the gap”.

Esta investigação pretende explicar diversas questões: de que forma a atividade física se relaciona com o desenvolvimento de algum tipo de cancro; de que modo é que o linfoma canino pode estar intimamente ligada ao aparecimento de linfomas humano; como é que estas doenças podem ter uma relação com o meio ambiental e com o parasita da Leishmania.

Até ao momento, os resultados têm mostrado que há alguns casos em que existe, simultaneamente, leishmânias e linfomas, existindo o objetivo de perceberem quem invade o organismo primeiro e quais são os fatores que contribuem para tal.

Esta investigação utilizou o método da imuno-histoquímica que permite, através de reações químicas, simular células doentes e anticorpos preparados. O estudo das células cancerígenas em diversos organismos é explicado no seguinte vídeo:

Este projeto centra-se na relação entre o aumento da longevidade e da qualidade de vida das pessoas e dos animais e, consequentemente, no desenvolvimento do diagnóstico destas doenças.

Ficou interessado em perceber a dinâmica e todo este projeto? Apresentamos uma animação em vídeo que sintetiza tudo o que foi explicado:

 

Trabalho realizado por: Nuno Teixeira e Vanina Sousa