Em que consiste o projeto de investigação Digital Agriculture Technologies for Irrigation Efficiency (DATI)? Trata-se do principal objetivo de trabalho de Luís Pádua, que se destina a compreender formas mais eficazes de monitorar a produção de vinha e castanha.

O projeto Digital Agriculture Technologies for Irrigation Efficiency (DATI) distingue-se por diversas caraterísticas que o tornam inovador do setor agrícola. A utilização de tecnologia permite uma agricultura de precisão, facilita o aumento da produção e a sustentabilidade de recursos naturais e/ou económicos, como se pode ver na animação que se segue.

 

O projeto complementa-se, ainda, com o fator da medição que, através de sensores, permite, por exemplo, saber o teor de humidade do solo ou outros dados climáticos. Através desta monitorização existe, simultaneamente, um controlo da eficiência da rega nas produções agrícolas, com especial enfoque no caso do melão, do tomate e da vinha.

Os veículos aéreos não tripulados (drones) são parte integrante do projeto DATI. O drone percorre o terreno, com diversos sensores e, posteriormente, em gabinete, as suas imagens são processadas e é possível obter uma digitalização em 3D do espaço. Assim, torna-se possível adotar métodos adequados às necessidades de cada cultura agrícola. A utilização do drone permite, ainda, a criação de fotografias de alta resolução. Estes fatores permitem que os agricultores tomem decisões mais informadas.

Autoria: Sara Fardilhas e Maria Inês Peixoto