O projeto “Descomplicar Ciência” vem proporcionar aos mais curiosos uma forma mais simples de compreender o mundo científico. Com a participação da investigadora e docente Justina Prada Oliveira, do Centro de Ciência Animal e Veterinária, e das suas investigações, ser-nos-á possível desmistificar, de forma criativa, o seu trabalho na saúde animal. 

Justina Prada Oliveira é natural de Bragança e chegou à UTAD em 1991 para frequentar o curso de Medicina Veterinária. O percurso académico da investigadora está repleto de muito trabalho e vontade de aprender, com o objetivo de explorar não só a medicina animal mas também associa-la à humana, nisto que é o conceito de uma só saúde.

Para conheceres melhor a professora Justina Oliveira e o seu percurso académico, clica no link abaixo e conecta-te à página do YouTube da UTAD TV para assistires ao primeiro episódio da nossa série:

Esta investigação foca-se em encontrar fatores de prognóstico e alvos terapêuticos, com o objetivo de prever o tempo de vida que o animal tem e descobrir substâncias que possam ser utilizadas no tratamento da doença.

Se queres saber mais sobre a sua forma de trabalho assiste ao segundo episódio da nossa série:

A maior parte dos seus dias são passados no Hospital Veterinário, onde prioriza o estudo do cancro canino. Após as consultas e a realização de exames consegue chegar ao diagnóstico e dar inicio à investigação.

No terceiro episódio abordamos especificamente a investigação sobre o cancro mamário e oral. Para ficares a saber mais consulta o terceiro vídeo:

Mestre em Medicina Legal e introdutora das consultas de especialidade em dermatologia, Justina Oliveira também trabalha sobre o pós morte e no cancro da pele dos cavalos.

O último episódio aborda mais detalhadamente este tema.

Para ficares com um registo detalhado e de fácil acesso sobre o conteúdo abordado na série, deixamos-te abaixo duas infografias para poderes consultar sempre que surja alguma dúvida.

Na primeira infografia encontras declarações da investigadora sobre as semelhanças descobertas entre o tumor mamário das gatas e das cadelas e o da mulher. Já na segunda infografia apresentamos alguns dos termos científicos que descodificamos.

A visita ao Centro de Ciência Animal e Veterinária permitiu-nos registar vários momentos fotográficos e conhecer o dia-a-dia de uma investigadora, o seu método de trabalho e as ferramentas necessárias para o centro de investigação.

Explora a galeria de imagens abaixo e comprova o quão dinâmico foi a realização deste projeto.

Autoria: Beatriz Machado e Luísa Gonçalves