Daniela Ferreira é especialista em Genómica e Cultura Celular e realiza investigações na função de RNAs não codificantes, que são os que não dão origem a uma proteína e, portanto, não têm função biológica no organismo. Num dos seus projetos mais marcantes, apresentou um artigo, cujo trabalho consiste num estudo pioneiro candidato à terapia do cancro e ao seu diagnóstico.

Na infografia que se segue, sistematizamos as principais conclusões do artigo FA-SAT ncRNA interacts with PKM2 protein: depletion of this complex induces a switch from cell proliferation to apoptosis, publicado na revista Cellular and Molecular Life Sciences.

Legenda: Síntese do Artigo | Créditos de Imagem: Alex Lopes e José Pires

Legenda: Termos do Artigo | Créditos de Imagem: Alex Lopes e José Pires

Em entrevista, a investigadora desconstruiu todo o processo que levou a este estudo. Foi possível apurar os resultados obtidos, aquilo que podem representar para a investigação científica no presente, na terapia do cancro, e as ambições futuras que ainda serão necessárias explorar.

A animação que surge de seguida representa o comportamento das células, nos processos de proliferação celular e apoptose. Os resultados do estudo realizado neste artigo revelaram-se promissores, mas como a investigadora defende, ainda há muito trabalho para desenvolver. O tempo e o dinheiro são os principais contratempos para a continuidade desta investigação, mas espera-se, que num futuro próximo, tenha a devida consideração que merece.

 Créditos de Imagem: “An Introduction to Cancer Biology”

Autoria: Alex Lopes e José Pires.