O propósito do projeto é a promoção do bem estar e saúde mental dos estudantes universitários.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) apresenta o novo programa “YOUNG (in) Mental Health”, pioneiro no apoio à saúde mental dos alunos.

O programa conta com a participação de especialistas de diferentes áreas, incluindo psicologia, educação, saúde, desporto e psiquiatria. O objetivo da equipa é oferecer um acompanhamento personalizado e abrangente, capaz de garantir as necessidades específicas de cada estudante.

Catarina Pinheiro Mota, coordenadora da iniciativa, destaca que as exigências do contexto universitário provocam medos e inseguranças, assegurando que “a saúde mental e o bem-estar são fundamentais para o desenvolvimento e o sucesso na vida académica, pessoal e social dos jovens”. A docente acrescenta que “a  transição e as exigências neste novo contexto implicam mudanças e desafios que acarretam medos e inseguranças e podem facilmente conduzir a processos de adoecer psicológico.”

O YOUNG(in) Mental Health está organizado em cinco níveis distintos de atividades, englobando a transição académica, a adaptação, as perturbações mentais comuns, a intervenção de situações de risco e a gravidade e riscos elevados das perturbações.

A iniciativa é direcionada para todos os estudantes da universidade.

 

Créditos: Instagram da UTAD

Créditos: Instagram da UTAD

Créditos: Instagram da UTAD

Créditos: Instagram da UTAD