Vincenzo Lanzaro: Vila Real, a cidade que o fez amar Portugal
“Campus Global” é o nome da rubrica que reúne um conjunto de trabalhos realizados por alunos do 3º ano de Ciências da Comunicação, na cadeira de Webjornalismo, com entrevistas a alunos estrangeiros que se encontram a estudar na UTAD no âmbito do programa ERASMUS.
Atualmente, cada vez são mais os estudantes que elegem Portugal como destino para fazer Erasmus. Vincenzo Lanzaro, natural de Itália, mais precisamente do centro de Nápoles, tem 21 anos, chegou a Vila Real em setembro e permanecerá até meados de janeiro, final do primeiro semestre.
O antigo aluno da Universidade Naples Parthenope, escolheu a cidade de Vila Real e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para realizar os seus estudos. Inicialmente, a cidade transmontana não o motivava, mas como tinha interesse em estudar em Portugal, acabou por se tornar na sua primeira opção e afirma que com a experiência, Vila Real foi a cidade que o fez amar Portugal. Vincenzo considera Vila Real uma cidade calma ao contrário do que está habituado na sua terra natal.
A UTAD é conhecida como uma universidade ecológica, integra um dos maiores Jardins Botânicos da Europa e tem como missão a construção de um mundo melhor, porém o universitário italiano confessa que não conhece muito do eco campus, indicando isso como um ponto negativo, porque não o permite conhecer tão bem a universidade e tantas pessoas como esperava. Contudo, Vincenzo julga os vilarealenses pessoas “muito acolhedoras, prestáveis e amigáveis”. O aluno admite que a localização da mesma é outro ponto negativo, principalmente em dias de chuva devido ao sítio onde habita e, ao facto de não se ter adaptado bem aos transportes públicos da cidade. Todavia, afirma que as instalações são agradáveis e permitem aos alunos terem as condições necessárias para a realização do curso.
Para o estudante de Eramus, os professores utadinos são eficientes e bastante profissionais. Refere, também, que os professores e os colegas o integraram bem na faculdade e assume que o ensino português lhe deu as bases que ambicionava alcançar com esta experiência.
Relativamente a Portugal, Lanzaro, admite que se sente como “se estivesse em casa”, apesar de sentir saudades da sua família e dos seus amigos. Este já visitou o Porto enúmeras vezes, Coimbra e Lisboa onde, mais uma vez, realça a simpatia das pessoas e a beleza do país.
O desporto sempre esteve presente ao longo da sua vida. Praticou natação, basquetebol, futebol e, atualmente, considera-se um “rato do ginásio”. Por esta razão, acredita que o amor pelo que estuda vem desde pequeno. Vincenzo está no primeiro ano de mestrado em Ciências do Desporto, Especialização em Prescrição do Exercício Físico e Saúde com a ambição de um dia poder vir a ser personal trainer de jogadores de futebol de renome mundial, contudo admite que será díficil “Um objetivo alto, eu sei, mas a força move montanhas, como se diz em Portugal, então estudo para conseguir alcançar esse meu sonho”, contou.
Enzo, alcunha que ganhou em Portugal, admite já ter passado muitos bons momentos com os amigos que criou em Vila Real. Estes amigos, também estudantes de Desporto, ajudaram-no a aprender mais sobre Portugal. Deram-lhe a conhecer a cultura gastronómica tradicional da “Bila”, como o pito e os covilhetes dos quais ficou adepto. Admitiu ficar adepto também. do Pioledo e das discotecas da zona, que apesar de pequenas o fizeram conhecer mais gente de outros cursos e de outros países.
Vincenzo acha que toda a gente deve fazer Erasmus, considera até que devia ser obrigatório. Para ele, esta experiência representa o primeiro corte umbilical, obriga ao crescimento pessoal e ao lado humano, que diz ser o mais importante, porque se conhece gente de todo o lado, conhece-se culturas e hábitos diferentes e criam-se memórias inesquecíveis. Além disso, pensa que “a experiência Eramus no currículo é valorizada pelas entidades empregadoras. Significa que quem o fez tem espírito de aventura, capacidade de adaptação e integração”.
Ana Luísa Gonçalves, Beatriz Noronha e Inês Ferreira
Setembro 25, 2025
I just could not depart your web site prior to suggesting that I really loved the usual info an individual supply in your visitors Is gonna be back regularly to check up on new posts