Projeto sobre mobilidade urbana sustentável chega à UTAD
O objetivo da sessão é encorajar a participação dos jovens em debates sobre temas ligados à sustentabilidade.
No dia 27 de novembro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebeu a primeira sessão do projeto Green Shift, desenvolvido pela Fundação da Juventude no âmbito do programa ERASMUS+.
A iniciativa visa promover a mobilidade urbana sustentável e o envolvimento dos jovens no debate sobre a transição energética, a crise climática e os comportamentos sustentáveis.
A sessão contou com a presença de diversas personalidades ligadas à academia e à região, incluindo nomes como Emídio Gomes, Reitor da UTAD; Ricardo Bento, Pró-Reitor para o Planeamento, Território e Património da UTAD; Adriano Sousa, Vereador da Câmara Municipal de Vila Real e Jorge Santos, CEO dos Transportes Urbanos de Vila Real.
A UTAD adotou uma política de sustentabilidade no campus, articulada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 2030. Como parte da iniciativa, a instituição disponibiliza bicicletas elétricas para toda a comunidade académica e oferece o acesso às docas virtuais da BOLT para trotinetes e bicicletas.
O projeto passará por outras cidades do país, promovendo o debate sobre a mobilidade urbana sustentável.