A missão do projeto é melhorar a formação dos estudantes universitários no domínio da Propriedade Intelectual.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com o Instituto Europeu de Patentes (EPO), anunciou o lançamento do projeto Modular IP Education Framework (MIPEF). A iniciativa tem como principal objetivo aprimorar a formação dos alunos na área da Propriedade Intelectual (PI).

O projeto é direcionado para os estudantes que estão a realizar mestrado e doutoramento. Através da iniciativa, a UTAD reafirma o compromisso em oferecer aos seus estudantes uma formação alargada e alinhada com as exigências e desafios do mercado, ao mesmo tempo que promove a inovação e a valorização da Propriedade Intelectual.

A finalidade do plano é que os alunos consigam aplicar mecanismos e ferramentas de proteção das suas criações intelectuais e, assim, fortalecer as suas competências em patentes, direitos de autor, marcas e design industrial.

O programa disponibiliza o curso “Criar – Proteger – Inovar: Introduzir as ideias no mercado”, estruturado para capacitar os estudantes envolvidos no projeto, com competências relacionadas com a proteção das suas invenções e sobre como posicioná-las no mercado.

O curso é organizado em dois níveis de aprendizagem, o nível básico e o nível avançado. É constituído por cinco módulos em cada nível, onde a teoria e a prática são articuladas entre si.

A formação disponibiliza três sessões com especialistas na área, dois fóruns de discussão com tutores e um exercício final para avaliação.

Os estudantes que concluírem o curso com sucesso receberão um certificado emitido pelo EPO.

A formação começou no dia 4 de novembro de 2024 e vai decorrer até 21 de fevereiro de 2025.