Entre os dias 4 e 6 de fevereiro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai realizar um curso online dedicado à promoção do pensamento crítico no ensino superior. O evento, organizado no âmbito da Rede Nacional de Pensamento Crítico (CrithinkNet), procura capacitar os docentes de estratégias e práticas pedagógicas que incentivem o desenvolvimento do pensamento crítico nos alunos.

Num mundo cada vez mais complexo e desafiante, o pensamento crítico tornou-se uma habilidade fundamental para o sucesso, tanto a nível profissional como pessoal. Reconhecido por entidades nacionais e internacionais, como a A3ES, a Comissão Europeia, a OCDE e o Fórum Económico Mundial, esta competência é encarada como uma prioridade educativa. No entanto, a sua implementação na prática pedagógica dos docentes do ensino superior ainda está longe de ser generalizada.

Com uma carga horária total de 28 horas, das quais 14 horas são de contacto direto, o curso pretende sensibilizar os docentes para a importância do pensamento crítico nas unidades curriculares, apresentar estratégias para promover o pensamento crítico, entre outros objetivos.

O curso será lecionado por Maria Helena Santos Silva e contará com a participação de Caroline Dominguez, Eva Morais, Felicidade Morais, José Manuel Vilchez, José Pinto Lopes, Luísa Orvalho António, Rita Payan-Carreira e Teresa Morais.

O custo da inscrição é de 15 euros por módulo, sendo necessário um mínimo de 10 e um máximo de 40 participantes. As inscrições devem ser feitas online, mediante o preenchimento do formulário e o envio do comprovativo de pagamento, que pode ser efetuado por transferência bancária (IBAN PT50 0018 000346205068020 22) ou pelo cheque à ordem da UTAD. Os documentos podem ser enviados por e-mail (xazevedo@utad.pt), por correio ou entregues presencialmente no Núcleo de Formação Contínua e Executiva da UTAD.

Para mais informações, consulte o programa completo e o cartaz do evento disponíveis online.