UTAD integra projeto tecnológico para controlo ativo da vespa asiática
O projeto pretende responder a proliferação da vespa asiática, um problema que está a ter um forte impacto ambiental, económico e social na região.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) faz parte de um consórcio do projeto EdgeOnVespa – Sistema de Edge Computing para Deteção e Neutralização de Vespa Asiática.
A iniciativa visa a criação de um solução tecnológica que combina “inteligência artificial e computação, como forma de proteger apiários e zonas sensíveis”.
O consórcio é liderado pela empresa Dotlabs – Information Technologies e integra ainda o MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação (MORE CoLAB), a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal e a Anbeit.
O projeto é cofinanciado pelo Programa Regional NORTE2030 e assegura o desenvolvimento, o teste real e a posterior valorização da solução EdgeOnVespa.
O gerente da empresa Dotlabs, Carlos Pimenta da Silva, referiu que o problema da vespa asiática é algo que veio para ficar e é fundamental “desenvolver soluções tecnológicas sustentáveis que permitam atuar de forma eficaz e continuada no terreno”. “Com o EdgeOnVespa queremos dar um salto qualitativo no combate à vespa asiática, passando de sistemas meramente passivos de deteção para uma solução ativa de controlo, mais eficiente, segura e amiga do ecossistema apícola”.
No período de 36 meses, vai ser concebido, prototipado e validado um sistema integrado que identifica e acompanha a vespa asiática e aciona mecanismos de atuação para o seu controlo.
Para além disto, o projeto inclui o desenvolvimento de plataformas digitais de apoio “à monitorização, à aprendizagem contínua dos modelos de IA e à ligação com apicultores e entidades competentes”.
Com este projeto, espera-se reduzir o impacto da vespa asiática nas colmeias, reforçando assim a “produtividade e sustentabilidade do setor, bem como a segurança das populações em áreas rurais e urbanas”.
Nos próximos anos, o consórcio prevê “a proteção da propriedade intelectual, a publicação de resultados científicos, ações de demonstração com apicultores e a preparação do caminho para a futura entrada da solução EdgeOnVespa no mercado”.

