Formar hoje os jovens que vão liderar o amanhã.

É esse o propósito do projeto UI-CAP (Universidades como Interface de Capacitação para a Criação de Emprego Tecnológico), apresentado na UTAD no passado dia 11 de abril. Esta é uma iniciativa que aposta no reforço da empregabilidade jovem nas áreas tecnológicas.

A academia participou na sessão através do Centro de Inovação e Desenvolvimento, cuja missão é aproximar a universidade ao setor empresarial, ao promover a colaboração entre ambos e a criação de oportunidades para a transferência de conhecimento e tecnologia.

A iniciativa UI-CAP é financiada pelo FSE (Fundo Social Europeu), através do programa COMPETE2030. O COMPETE2030 tem como objetivo estimular a qualificação dos jovens nas áreas da tecnologia. Promove ações de sensibilização, orientação e acompanhamento ao longo do percurso académico dos estudantes.

Inovação e Transferência de conhecimentos. Créditos: Site da UTAD

Além da UTAD, o consórcio UI-CAP integra ainda as universidades de Coimbra, Aveiro, Évora e da Beira Interior. O público alvo da iniciativa são estudantes do 2º e 3º ciclo do ensino superior, até aos 29 anos de idade.

O consórcio decorreu no Auditório do Geociências da UTAD e contou com a presença de representantes de outras instituições do ensino superior e convidados ligados ao setor da empregabilidade e empreendedorismo jovem.