O mote do projeto é potenciar a sustentabilidade e a competitividade dos sistemas alimentares.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) faz parte da Aliança das Universidades Europeias para a Identidade Geográfica (EU-GIFT – European University for Geographical Identity as a driver for Food systems Transition to sustainability), pela primeira vez.

A integração no projeto permite à universidade transmontana fortalecer a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico na área dos alimentos e bebidas.

Declarações do Reitor Emídio Gomes sobre a integração da UTAD neste projeto. Créditos: Facebook da UTAD.

A EU – GIFT  pretende criar valor acrescentado em alimentos e bebidas de alta qualidade e de lugares distintos, ao incentivar o desenvolvimento sustentável na Europa através do interesse de novas empresas, da retenção das populações locais nos seus territórios e da promoção de formação especializada, até 2028.

A UTAD vai ser responsável por desenvolver um programa doutoral que posicione a EU – GIFT na vanguarda da investigação académica e do ecossistema de atração de talentos a nível mundial.

Para além da UTAD, a iniciativa conta com a participação de várias instituições europeias, incluindo as universidades de países como Alemanha, Espanha, França, Hungria, Itália e Roménia e, ainda, instituições líderes neste domínio do conhecimento.