UTAD celebra 39 Anos com foco na Inovação e Desenvolvimento Regional
A UTAD celebrou mais um ano da sua existência com uma cerimónia solene, onde esteve presente a Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) comemorou, na passada sexta-feira, o 39º aniversário. A cerimónia foi presidida pela Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
O reitor da academia transmontana fez um balanço dos últimos anos. Emídio Gomes afirmou que a universidade atingiu a maioria dos objetivos estabelecidos pelo Plano Estratégico 2021-2025, o que “permitiu consolidar a UTAD numa posição bem definida no ensino superior”.
A modernização das infraestruturas tem sido um dos principais motores de desenvolvimento da instituição. Entre as iniciativas, o reitor destacou a construção do Kitchen Lab, a reabilitação da Nave dos Desportos e a requalificação do Hospital Veterinário. Este ano, a universidade deu mais um passo para o futuro, com a inauguração de duas novas infraestruturas: o Centro de Inovação para a Indústria, com laboratórios de Cibersegurança e Media-X, e o edifício de Apoio à Formação Multidisciplinar nas áreas da Saúde e do Desporto.

Reflexões e Futuro da Universidade. Créditos: Site da UTAD.

Celebração e Homenagem à Educação. Créditos: Site da UTAD.
Na cerimónia, Emídio Gomes sublinhou que a construção das novas residências, vai permitir que mais alunos venham estudar para a universidade. “A UTAD iniciou um ambicioso programa de construção de novas residências e renovação das existentes, que permitirá, daqui a um ano, mais do que duplicar a oferta existente no atual mandato”, disse.
Na investigação anunciou que, em poucas semanas, serão apresentados “os melhores resultados de sempre na avaliação de unidades de investigação”.
Por fim, numa referência aos estudantes, que são “o coração da academia”, Emídio Gomes renovou o compromisso de os tornar “o centro e o foco” da sua atenção enquanto Reitor, destacando os melhores resultados de sempre em número de novos alunos admitidos (mais de nove mil estudantes) atingido no último ano letivo.
No encerramento da celebração, a Ministra da Juventude e Modernização começou por enaltecer “o espírito de serviço público, humanismo, dedicação e preocupação com os estudantes”, realçando o trabalho desenvolvido pelo Reitor durante este mandato.

Compromisso com o Futuro do Ensino Superior. Créditos: Site da UTAD.
No que diz respeito aos 39 anos da instituição, a Ministra realçou que “a UTAD é a prova viva de que é possível construir respostas ajustadas ao território, com impacto real na vida das pessoas”. Margarida Balseiro Lopes referiu também que a UTAD, ao longo destes 39 anos conseguiu demonstrar que para se ter avanços significativos a todos os níveis, não é necessário estra nos grandes centros. “Foi possível ajustar a oferta formativa às necessidades da região, do tecido económico e das suas gentes”, evidenciou a Ministra.
“Uma universidade no interior é, ao mesmo tempo, uma casa para os jovens, um motor para a região e uma força para Portugal”, apontou Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Juventude e Modernização.
A cerimónia foi, uma vez mais, transmitida por a Universidade FM e no canal do YouTube da UTAD TV.