UTAD atribuiu 50 bolsas de estudo no âmbito do Programa Lusofonia+
O objetivo do projeto é a aposta na juventude, como motor da inovação, criatividade e progresso.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no passado dia 18 de outubro, entregou 50 bolsas de estudo aos estudantes inseridos na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no âmbito da iniciativa Lusofonia+.
As bolsas foram remetidas aos estudantes de licenciatura ou mestrado da UTAD que, no último ano letivo, tenham obtido mérito académico e a cerimónia contou com a presença do secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa.
Os mecenas desta primeira edição do programa foram as empresas Continental, Dourogás GNV, Norvia e a Fundação Manuel António da Mota.
Zacarias da Costa, secretário executivo da CPLP, afirmou que a UTAD destaca-se como referência no desenvolvimento educacional e social, assegurando que “tem sido um exemplo brilhante de como as instituições de Ensino Superior podem ser motores de inovação, de intercâmbio cultural e de transformação social”. O secretário realçou, ainda, que “este programa é uma aposta na juventude como motor da inovação, criatividade e progresso. É uma aposta no futuro”.
O Reitor, Emídio Gomes, realçou também que a UTAD é uma universidade ao serviço da comunidade da Língua Portuguesa, salientando que “é um espaço de integração, de tolerância e de respeito, com liberdade e com escrutínio, mas com um foco muito grande naqueles que são o nosso mais preciso ativo que são os estudantes”.
Na UTAD cerca de 75% dos alunos, dos 1100 internacionais, são oriundos dos CPLP.